“A parte doente” por Jean Knetschik

Laboratório Crítica Teatral
Espetáculo “A parte doente”
Por Jean Knetschik

Ao adentrar o espetáculo, o público já se depara com três universos. Dispostos em cantos específicos do palco, um médico (James Beck), um professor (Fábio Hostert) e uma mulher (Sabrina Moura) demonstram ao longo da peça que cada um possui um tipo específico de câncer, uma parte doente, mas não fisicamente. O perfil psicológico do professor, homossexual, demonstra o medo de se apresentar perante os outros como homem. Na interpretação de Fábio Hostert, toda essa angústia que se perde apenas quando travestido de mulher, fica clara. Ver o ator cantar no palco, mesmo diante da aflição passada pela personagem, agrada.  Se o teatro precisa incomodar e mexer com as pessoas, a exemplo do que diz Antonie Artaud, a peça dirigida por Pépe Sedrez o faz como poucas. A invasão do espaço do público é visível, mesmo sem os atores saírem do palco. É notória essa “invasão” quando o professor aponta o espelho para a plateia e faz refletir a iluminação sobre os rostos de quem acompanha o espetáculo. Uma iluminação, diga-se, simples, porém, com um jogo de luzes que instala uma atmosfera dramática para cada situação e universo específicos.  Inegável ainda o domínio de cada ator sobre o próprio corpo. Marcações feitas são seguidas à risca, como quando as personagens bebem água (médico) e vinho (professor e mulher). A peça não deixa espaços para improvisações e sequer as pede. A única lamentação foi a falha da chuva que cairia sobre o universo da mulher, a qual o público terá de voltar em outra oportunidade para acompanhar.

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